Campanha Salarial 2025: Fechada negociação com a Confederação Sicredi
Uma nova rodada de negociações entre os dirigentes do Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS (SECOC RS) e os representantes patronais da Confederação Sicredi foi realizada nesta manhã (3), resultando no fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 com aumento real nos salários.
Todas as cláusulas econômicas serão reajustadas em 6,13%, o que representa 5,13% de INPC + 1% de aumento real. O valor do vale-alimentação/refeição (VA/VR) passa para R$ 2.228,73. Haverá o pagamento de um 13° vale alimentação/refeição (VA/VR) no valor de R$ 557,18.
As demais cláusulas serão renovadas garantindo a manutenção das conquistas dos empregados da Confederação Sicredi como a licença-maternidade de seis meses e a licença-paternidade de 20 dias.
“Após uma proposta inicial que não contemplava aumento real, chegamos a um acordo final que valoriza os salários e que significa qualidade de vida e dignidade para os trabalhadores e suas famílias”, ressalta o presidente do SECOC RS, Everton Brito.
Os empregados da Confederação Sicredi receberão o pagamento das cláusulas econômicas retroativo a 01/08, data-base da categoria.
Sindicato não cedeu e garantiu aumento real
A primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2025 com a Confederação Sicredi terminou sem acordo. No final de outubro, os representantes patronais apresentaram proposta de reajuste salarial 5,13% (INPC do período), significando apenas a reposição das perdas inflacionárias, sem ganho real para os empregados.
O Sindicato rejeitou a proposta, que estava aquém do que havia sido fechado com o próprio Sistema Sicredi (Central Sicredi e Cooperativas) e outros sistemas cooperativos e manteve a abertura ao diálogo pela valorização dos empregados.