Carregando...

< Volta para Notícias

Campanha Salarial 2024: Negociações não evoluem

06 de Setembro de 2024 / Campanha Salarial 2024

Um mês após o Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS (Secoc/RS) entregar a pauta de reivindicações da categoria aos sistemas cooperativos, cooperativas solteiras e confederações, as negociações seguem sem avanços.

Infelizmente, até o momento, nem todos os representantes patronais manifestaram-se enviando contraproposta. No caso das negociações que já estão em andamento, poucas evoluíram.

O argumento dos dirigentes patronais, de modo geral, para não conceder aumento real significativo nos salários e em outras reivindicações econômicas dos trabalhadores, se deve às enchentes que atingiram o Estado. O Sindicato é sensível à atual adversidade que a população gaúcha enfrenta, contudo, pontua que há indicadores que demonstram o crescimento dos sistemas cooperativos de crédito.

Em julho, o Sistema Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio grande do Sul) divulgou o relatório “Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2024”, com dados referentes ao ano base 2023, em que as cooperativas de crédito foram as que mais cresceram no setor, registrando um faturamento de R$ 24,2 bilhões, valor quase 30% maior que o registrado em 2022.

Em âmbito nacional, esta semana, foi amplamente divulgado na mídia o crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre, resultado da continuidade do forte dinamismo do mercado de trabalho. Um dos fatores para a elevação do PIB é a elevação dos salários, com crescimento real de 5,8% do rendimento médio do trabalho em junho de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o presidente do Secoc/RS, Everton Brito, não se recupera a economia sem o crescimento do poder de compra dos salários. “Entendemos que é de fundamental importância que haja ganhos reais. O Secoc/RS reconhece que a maioria das cooperativas compreenderam as demandas apresentadas pelo Sindicato nos últimos anos. Houve avanços em remuneração e benefícios para a categoria, mas se compararmos com o crescimento institucional, há uma grande desproporcionalidade", ressalta.

As negociações seguem com os seguintes Sistemas e cooperativas: Sicredi (Central Sicredi e Cooperativas), Cresol Sicoper, Cresol Baser, Sicoob SC/RS, Sicoob Credseguro, Sicoob Unicob, Sistema Credsis e Cooper Minuano.

Acompanhe o site do Secoc/RS e a newsletter, enviada semanalmente, sobre as atualizações da Campanha.

 

< Voltar para Notícias