Carregando...

< Volta para Notícias

1° de maio: Dia do trabalhador

28 de Abril de 2016 / Secocrs

A data significa muito mais do que um feriado, seu objetivo é promover uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos e cidadania. Os trabalhadores sabem que é através da união e da mobilização que são conquistados direitos coletivos que beneficiam a todos.

Em 1886, operários americanos fizeram uma grande paralisação em 1° de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. Milhares de trabalhadores foram às ruas. Após a mobilização seguiram-se dias de conflitos com a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta, provocando outros enfrentamentos com policiais.

O movimento se espalhou pelo mundo e, em 1889, trabalhadores que estavam reunidos em Paris decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos manifestantes que haviam feito greve três anos antes.

Os sindicatos combativos e representativos da classe trabalhadora são conquistas que refletem o avanços obtidos desde os conflitos do século passado.

Desejamos a todos os trabalhadores que a data seja símbolo de vitórias, de afirmação de direitos, de respeito e dignidade.

< Voltar para Notícias