Carregando...

< Volta para Notícias

A primavera das mulheres: tempos de mudanças e reflexões

03 de Março de 2016 / Secocrs

O ano de 2015 foi um ano de lutas para as mulheres brasileiras. Diversas cidades do País protagonizaram atos contra o retrocesso e em defesa dos direitos das mulheres. As redes sociais tiveram forte influência na reverberação de temas feministas trazendo à tona discussão e reflexão sobre as questões de gênero. 

A primavera das mulheres, como a mídia começou a chamar esse movimento, nada mais é do que a solidariedade entre as mulheres fazendo com que campanhas contra o silêncio ganhem espaço e se tornem importantes ferramentas contra o machismo, a misoginia e as opressões.

Não foi uma ação planejada, mas simplesmente um cansaço coletivo de abusos que vêm se perpetuando por séculos. Quer seja no transporte público, dentro de casa, nas escolas, nas ruas, nas universidades ou empresas, o fato é que a violência física, psicológica e moral sofrida pelas mulheres não é um problema de um gênero apenas, mas sim uma questão humana.

Infelizmente ainda vivemos em uma cultura que vê vítimas como culpadas das agressões sofridas. As transformações estão acontecendo, não há dúvidas, mas também sabemos que quando se trata de mudanças culturais o tempo da história é longo.

Por isso, a importância de cada um fazer a sua parte em ações do dia a dia. A luta do Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do Rio Grande do Sul (Secoc-RS) como entidade representativa de trabalhadores, que tem sua base formada em maioria por mulheres, é por igualdade política, econômica e social entre os sexos. Estamos cientes de que temos o papel de construir um futuro no qual gerações de pessoas tenham as mesmas oportunidades, respeito, autonomia e liberdade independentemente de raça, gênero ou credo.

Manifestamos nossa homenagem pelo Dia Internacional da Mulher por tudo o que ele representa!

Everton de Brito
Presidente do Secoc-RS

 

< Voltar para Notícias