Carregando...

< Volta para Notícias

Lockdown dispara casos de abuso contra a mulher e reforça campanha #UseLaranja

05 de Março de 2021 / Geral

Desde 2018, a ONU Mulheres encabeça a campanha #UseLaranja, pelo fim da violência de gênero. Na ocasião, as peças da campanha tiveram o apoio de Juliana Paes.

Agora, em 2021 esse tema ganhou ainda mais destaque por conta da pandemia, que obrigou governos a decretarem lockdown, o que fez disparar os casos de violência contra as mulheres.

Segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança a análise feita nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo mostra picos de violência após o isolamento social devido à pandemia de coronavírus, tendo 58% dos casos de feminicídios e 66% dos casos de agressão sendo praticadas por maridos, namorados ou ex-maridos e ex-namorados das vítimas.

Entre os estados que aparecem com maior incidência de casos estão São Paulo, com 793, seguido por Rio de Janeiro, com 338.

Dia Laranja

Celebrado a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano no dia 25, culminando no 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O Dia Laranja foi proposto pela juventude latino-americana para manter a mobilização contra a violência de gênero para além do Dia Internacional pela Eliminação d a Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, data do assassinato das Mariposas, três irmãs dominicadas que se opunham à ditadura no seu país. O Dia Laranja integra a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, lançada em 2008 pelas Nações Unidas com o objetivo de dar visibilidade e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência de gênero.

 

Fonte: Agência Brasil

< Voltar para Notícias