Carregando...

< Volta para Notícias

Energia tem alta de 60,42% em 12 meses e pressiona índice de inflação

10 de Abril de 2015 / Geral
A energia acumula um aumento de 60,42% nos últimos 12 meses terminados em março segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo IBGE.
 
O valor fica bem acima do IPCA, a inflação oficial, que foi de 8,13% nos 12 meses terminados em março –o maior índice desde 2003.
 
Quando considerado somente o mês de março, a energia elétrica teve alta de 22,08%, e respondeu por mais da metade do aumento total do índice de inflação nesse mês. O setor alimentação também teve destaque, com alta de 1,17% no mês.
 
No caso da energia, o aumento é resultado da chamada revisão tarifária, que permite reajustes extraordinários concedidos pela Aneel às distribuidoras –neste ano, o reajuste ocorreu para cobrir os maiores custos com a compra de energia termelétrica, mais usada diante da estiagem que afeta o reservatórios das hidrelétricas.
 
Além disso, também foi corrigido o valor do sistema de bandeiras tarifárias, que aumenta o valor da conta em caso de uso de energia de origem térmica. A bandeira vermelha, que indica a utilização energia termelétrica em grande escala, passou de R$ 3 para R$ 5,5 a cada 100 kwh consumidos.
 
Já entre os alimentos, os principais focos de pressão vieram da refeição fora de casa (1,03%), cebola (15,10%), ovos (12,75%), feijão (3,40%) e leite (2,74%).
 
Também puxaram o IPCA para cima os reajustes de gasolina (1,26%) –pressionada pelo aumento de tributos– e ônibus urbanos (0,85%).
 
Entre os poucos itens em queda, destaca-se o forte recuo dos preços das passagens aéreas (15,45%), num sinal do esfriamento do consumo e da baixa temporada, que leva as companhias a praticarem descontos.
 
 
Fonte: Folha de São Paulo
< Voltar para Notícias