Carregando...
Outubro Rosa: Prevenção é o melhor tratamento
06 de Outubro de 2022 / Dicas de Saúde
Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Este tipo de câncer apresenta sinais e sintomas em sua fase inicial. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. De acordo com informações do IMAMA, 95% dos casos têm chances de cura se detectados em sua fase inicial.
O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar assistência de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.
Importante destacar que o autoexame, embora possa ajudar no diagnóstico da doença, não substitui os exames clínicos e não deve ser utilizado como principal método de rastreamento do câncer de mama.
O que fazer para reduzir o risco?
Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Quais os sinais e sintomas?
- Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Fonte: IMAMA e INCA