Carregando...
Secoc/RS fecha o ano com mais de 80 assembleias realizadas
23 de Dezembro de 2021 / Secoc/RS
O ano de 2021 se encerra com a sensação de que conseguimos superar os desafios. Não foi fácil e ainda temos um caminho a percorrer para vencermos as dificuldades impostas pela pandemia de COVID 19 e as transformações que vieram em nossos modos de vida.
Além de cuidados sanitários, medos e perdas, os formatos de trabalho foram alterados. Nos adaptamos aos modelos remoto e híbrido e enfrentamos com coragem as ameaças de retirada de direitos da classe trabalhadora.
Aos poucos o trabalho presencial vai voltando a tão sonhada normalidade, mas seguimos com cautelas e desafios diários.
Para ouvir os empregados de cooperativas de crédito do RS e garantir que todos tivessem poder de decisão sobre o que é melhor para a categoria, o Secoc/RS realizou cerca de 80 assembleias virtuais ao longo do ano, com a participação de mais de 4.500 trabalhadores. Foram encontros via plataforma de videoconferência para avaliação e votação das propostas de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho envolvendo dissídio, benefícios, intervalos intrajornada, trabalho não presencial e banco de horas.
O sindicato buscou agir sempre no cumprimento de seus deveres junto à categoria, com transparência, segurança e praticidade para que o maior número de empregados pudesse participar das assembleias e expressar a sua vontade, e o resultado foi positivo.
Nas negociações com os Sistemas Patronais, também enfrentamos dificuldades diante do cenário de crise do país. Ainda assim, na campanha salarial, asseguramos que todos os trabalhadores tivessem, no mínimo, a reposição das perdas inflacionárias nos salários e em todas a cláusulas econômicas, mantendo ainda os benefícios conquistados ao longo dos anos. O Secoc/RS manteve-se firme para não permitir que conquistas fossem retiradas.
"Chegamos ao final do ano vislumbrando dias melhores para 2022. Estamos cansados, não paramos em nenhum momento, assim como os nossos colegas empregados de cooperativas, centrais e confederações, mas conseguimos enfrentar as adversidades. A participação expressiva de milhares de trabalhadores nas assembleias nos mostra a força que temos unidos. Negociamos com sistemas e cooperativas, garantimos qualidade de trabalho e evitamos a desintegração da renda da categoria em meio à crise econômica que corrói o país, e da busca incessante pela redução dos direitos da classe trabalhadora. Em 2022 seguiremos com passos firmes trabalhando junto com a nossa categoria na defesa de seus direitos." assegura Everton de Brito, presidente do Secoc/RS.
Sindicato está em novo endereço
O Secoc/RS está em novo endereço no centro da Capital. A entidade permanece na Rua General Câmara, agora no número 243, sala 1002. Com o avanço da vacinação, os atendimentos na sede do Sindicato voltaram ao modo presencial, com agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.