Carregando...
Campanha Salarial 2021: Finalizada negociação entre Secoc/RS e Sistema Sicredi
26 de Agosto de 2021 / Geral
O Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS (Secoc/RS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs) finalizaram as negociações da Campanha Salarial para os empregados da Central e cooperativas do Sistema Sicredi.
A proposta final para Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 foi aprovada integralmente pelos trabalhadores nas assembleias virtuais realizadas de 16 a 20 de agosto. Foram um total de seis assembleias virtuais visando contemplar a participação do maior número de trabalhadores possível.
Os trabalhadores receberão reajuste de 9,85% nos salários e demais cláusulas econômicas. O índice repõe as perdas inflacionárias no período de um ano, referente à data base da categoria que é no mês de agosto. Todas as cláusulas sociais e econômicas, que garantem direitos e benefícios da categoria foram renovadas.
Um avanço importante nesta negociação é a flexibilização das exigências previstas na cláusula do Auxílio Creche, uma demanda antiga da categoria. A nova redação da cláusula vai reduzir a burocracia e possibilitar a apresentação de recibo simples para o recebimento do benefício.
Em mais um ano de pandemia e crise econômica, onde diversas categorias estão com dificuldades em repor a inflação e manter os benefícios já conquistados, o fechamento da Convenção, ainda no mês de agosto, é uma conquista para os empregados de cooperativas, pois além da atualização da inflação nas cláusulas econômicas os benefícios foram preservados.
Para o presidente do Sindicato, Everton Brito, a situação da classe trabalhadora é dramática. "Muitas categorias estão com salários congelados, muitos trabalhadores tiveram salários reduzidos, o desemprego e a informalidade crescem deixando milhões de famílias sem perspectivas. O fechamento das negociações, nos termos que conseguimos, é uma vitória!", ressalta.
O Sindicato também promoveu uma força-tarefa para que fosse possível levar a proposta para deliberação da categoria ainda no mês de agosto, possibilitando assim que os empregados de cooperativas e centrais recebessem, na folha salarial deste mês, os reajustes acordados na Convenção.