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Sindicato promove novo acordo sobre trabalho na modalidade home office
11 de Maio de 2021 / Secoc/RS
Na manhã de hoje (11), o Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito (Secoc/RS) promoveu assembleia com os trabalhadores do Sicredi Cooperação RS/SC para deliberar sobre Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regulamenta a modalidade de trabalho em sistema home office.
O Secoc/RS é pioneiro na realização deste tipo de acordo no Brasil. A legislação vigente ainda não estabelece regras claras para o trabalho não presencial. O Acordo Coletivo de Trabalho firmado hoje foi construído para garantir aos trabalhadores todos os direitos adquiridos e estabelecer diretrizes que atendam às necessidades específicas de trabalho remoto.
Os trabalhadores do Sicredi Cooperação RS/SC terão a manutenção de todos os direitos que integram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) atual e receberão uma ajuda de custo para as despesas de energia, telefonia e internet. O Acordo ainda prevê a manutenção da carga horária já estabelecida, intervalos e horas extras, conforme ajustadas na CCT.
Para o presidente do Secoc/RS, Everton de Brito, a pandemia acelerou as mudanças no mercado de trabalho e é urgente que sejam elaboradas regras que assegurem conquistas da categoria e a preservação da saúde e do bem-estar do trabalhador.
"Precisamos nos adaptar às mudanças, e o trabalho remoto é uma modalidade que tende a permanecer no pós-pandemia, há muitas vantagens como redução no tempo de deslocamentos, mobilidade geográfica e oportunidade de estar mais próximo da família. Entretanto, aspectos econômicos e de saúde física e mental que surgem com estas transformações de formato laboral devem ser obervados. O Secoc/RS cumpre o seu papel ao lado do trabalhador ao promover estas negociações pioneiras que atendem tais mudanças e que evitam a precarização do trabalho", ressalta.
Fonte: Secoc/RS