Carregando...

< Volta para Notícias

Sindicato se mantém perto dos trabalhadores e realiza mais de 75 assembleias virtuais desde março

22 de Dezembro de 2020 / Secoc/RS

O ano de 2020 foi o mais desafiador da nossa história recente. A crise sanitária e humanitária, causada pela pandemia, transformou o mundo, nos atingiu emocional e profissionalmente e nos deixou de luto, pelas vidas perdidas de entes queridos e de desconhecidos.

Tivemos que nos afastar fisicamente de familiares, amigos e colegas de trabalho. O abraço, o aperto de mão e a confraternização tão comuns em nosso dia a dia não puderam mais ser praticados. Junto a isso, a crise econômica que já atravessávamos se intensificou, muitos contratos de trabalho foram modificados, muitas tentativas de redução de direitos e o desemprego mostrando a face mais cruel da desigualdade social e econômica em nossa sociedade.

Diante de tantas dificuldades, o Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS (SECOC/RS) teve que se adaptar para seguir firme nas negociações junto aos sistemas patronais, tendo por objetivo, sempre, reduzir ao máximo os impactos da pandemia nos contratos de trabalho e na flexibilização dos direitos e benefícios conquistados.

Ainda, criar formas de levar até os trabalhadores de nossa categoria assuntos importantes, propostas de renovações e de alterações de acordo e de convenções coletivas. E foi possível. O SECOC/RS se manteve presente na vida dos empregados de cooperativas de crédito, desde o início do distanciamento social. Não apenas para garantir a manutenção do atendimento prestado, ainda que, na maioria das vezes, de forma não presencial cumprindo as orientações das autoridades, mas para dar suporte às novas demandas que surgiram com relação ao trabalho remoto, aos protocolos de segurança e na negociação com os sistemas e cooperativas para a preservação dos postos de trabalho e da renda dos trabalhadores.

Vencemos. Além das assembleias presenciais promovidas em janeiro e fevereiro, de março a novembro realizamos 75 assembleias virtuais, com a participação de 4.581 trabalhadores, de todas as regiões do estado. Garantimos que os empregados de cooperativas de créditos deliberassem sobre as pautas da categoria.
Negociamos e conseguimos fechar, em meio ao desemprego e às incertezas, Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho com os Sistemas Sicredi, Unicred, Cresol, Sicoob, Cecrers e cooperativas solteiras, assegurando a manutenção de direitos e de benefícios conquistados ao longo dos anos, o que muitas outras categorias, infelizmente, não conseguiram.

"Esta atuação não seria possível sem a união de todos. Uma das lições deste ano é a de que o coletivo tem força. Foi com esse espírito, pensando na saúde e na manutenção de emprego e de direitos dos trabalhadores que superamos os obstáculos e fechamos um ano com esperança", ressalta Everton de Brito, presidente do SECOC/RS.

Estamos cientes de que ainda precisaremos de força e de coragem em 2021, mas queremos que nossa categoria saiba que continuamos ao lado de todos.
Contem conosco, seguimos lutando!

< Voltar para Notícias