Carregando...
Interessados poderão usar a nota conquistada no Enem de 2013 para capturar qualquer um dos 171 mil lugares oferecidos em 115 instituições diferentes
Está aberta a temporada de caça a uma vaga nos cursos de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), modelo que está revolucionando a forma de ingresso nas universidade públicas.
Desta segunda a sexta-feira, os interessados poderão usar a nota conquistada no Enem de 2013 para capturar qualquer um dos 171 mil lugares oferecidos em 115 instituições diferentes. A oferta é 33% superior à do ano passado. São 4,7 mil opções de cursos.
Para muitos participantes, garantir o lugar será uma questão de calibrar a mira. Durante a semana, o Ministério da Educação vai divulgar classificações parciais e notas mínimas necessárias para entrar em cada curso, conforme a situação das inscrições até o momento. O candidato com risco de ficar sem a vaga pretendida poderá mudar de alvo quantas vezes quiser, alterando a inscrição na internet.
No Rio Grande do Sul, as 10 instituições de ensino participantes oferecem mais de 12 mil vagas. Mas não é necessário respeitar limites geográficos. O estudante pode se candidatar a qualquer curso de qualquer instituição brasileira participante. A partir deste ano, por exemplo, é possível inscrever-se para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a segunda maior federal, que estreia no Sisu com 3,5 mil vagas distribuídas por 77 cursos. Outra estreante é a Universidade de Brasília, que preencherá 50% de suas vagas via Sisu. São quase 2 mil lugares, em 88 cursos.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que deu largada ontem ao seu vestibular, permite usar a nota do Enem para encorpar o escore, mas ainda não aderiu ao Sisu. Isso vai mudar em 2015. A partir do próximo ano, 30% das vagas da federal gaúcha serão oferecidas pelo sistema.
Para fazer a inscrição, o interessado deve acessar a página do Sisu na internet, munido do número de inscrição e da senha do Enem 2013. Ele poderá selecionar dois cursos, por ordem de preferência. Os resultados saem a partir do dia 13.
O cronograma
De hoje a sexta-feira
Período para inscrições na página do Sisu
13 de janeiro
Resultado da primeira chamada
17 a 21 de janeiro
Matrícula dos alunos classificados na primeira chamada
27 de janeiro
Resultado da segunda chamada
27 de janeiro a 7 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera
31 de janeiro a 4 de fevereiro
Matrícula dos alunos classificados na segunda chamada
A partir de 11 de fevereiro
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições