Carregando...
Renan anunciou que o próximo passo será a transmissão do trabalho das comissões em tempo real
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lançou nesta quarta-feira (4) o Portal das Comissões. Além de trazer a agenda dos projetos em tramitação e outros aspectos do trabalho das comissões que antes ficavam dispersos em várias páginas da internet, o portal torna disponíveis para a sociedade, com maior rapidez e amplitude, as notas taquigráficas e o áudio das reuniões por elas realizadas. O objetivo é facilitar, atualizar e modernizar as informações das comissões e subcomissões do Senado.
– No que diz respeito a esse portal, o objetivo é ambicioso, pois além de facilitar o acesso às informações que até hoje se encontravam dispersas em um labirinto de janelas, links e sistema de busca, pretendemos em pouco tempo transmitir em tempo real as audiências das comissões – explicou Renan na cerimônia de lançamento do portal, que contou com a presença de vários senadores.
O Portal das Comissões se adapta a qualquer plataforma, o que permite o acesso por computador, tablet ou smartphone. A ferramenta foi projetada para facilitar o acesso dos que necessitam acompanhar a atividade e a votação dos projetos e relatórios das comissões; e também atender a pessoas que não estão acostumadas com a linguagem própria da atividade legislativa. Todas as informações vão ser atualizadas no momento em que a comissão estiver reunida.
Renan destacou o esforço dos servidores da Casa, principalmente do Prodasen, que trabalharam no desenvolvimento do Portal.
– Além de dar maior celeridade aos nossos trabalhos legislativos e, administrativamente, racionalizar nossos recursos humanos e financeiros, temos tido constantemente a preocupação de fazer uso de ferramentas capazes de aproximar ainda mais o Senado da população brasileira. Tais possibilidades, que há tão pouco tempo eram inimagináveis, se apresentam hoje como imprescindíveis para tornar o Senado mais transparente e aberto a toda a população. Essa é a nossa intenção com o Portal das Comissões – afirmou Renan.
Renan anunciou também investimentos em 2014 para a modernização dos meios de divulgação do processo legislativo, possibilitando a transmissão digital das sessões plenárias e das reuniões de comissões; a melhora do sinal da TV Senado; e a modernização do parque tecnológico do Prodasen.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado