Carregando...

< Volta para Notícias

Dia Internacional dos Trabalhadores, uma data para lembrarmos da nossa força

01 de Maio de 2017 / Secoc/RS

O Dia Internacional dos Trabalhadores é uma data histórica, pois simboliza a luta por valorização e melhores condições de trabalho, mas, principalmente, a força que os trabalhadores têm quando se unem.

A história do dia 1º de maio começa em 1886 na cidade de Chicago (Estados Unidos) quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias e a melhoria das condições laborais. Dois dias depois se iniciaram conflitos entre manifestantes e policiais que gerou a morte de 12 trabalhadores e dezenas de pessoas feridas. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

O Brasil atravessa um momento grave política e economicamente, com sérias consequências para a classe trabalhadora. As reformas e projetos de lei que tramitam no Congresso para alterar as relações de trabalho e a Previdência Social são apresentadas no momento em que o país está fragilizado. A agenda de mudanças proposta atingem exclusivamente os trabalhadores.

A saída para a crise não é cortar direitos. As mudanças, além de retrocessos nas garantias sociais que os trabalhadores conquistaram significam alterações estruturais e de difícil reversão e, uma vez aprovadas, modificam a forma como se dá o que entendemos como contrato de trabalho.

Por isso, mais do que comemorar neste 1° de maio, temos que refletir e lembrar do significado real desta data e de que temos sim, força para barrar os retrocessos que querem nos impor.

A classe trabalhadora precisa reagir. Essa luta é de todos nós!

< Voltar para Notícias
Fale Conosco