Carregando...

< Volta para Notícias

Porto Alegre deve receber 16 novos caetanos em 2014

08 de Novembro de 2013 / Geral

Pelo menos 16 equipamentos de fiscalização eletrônica devem ser instalados, no início de 2014, em cruzamentos com grande registro abalroamentos, em Porto Alegre. A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Luis Cappellari, em encontro da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro de Porto Alegre, na Câmara Municipal, nesta sexta. Os caetanos serão instalados na avenida Ipiranga com a Silva Só, Ipiranga com João Pessoa , Assis Brasil com Sertório e em alguns pontos do Centro da cidade. O edital para contratação da empresa será publicado em duas semanas.

O número de acidentes registrados na Capital nos primeiros dez meses do ano reduziu em 5,74% na comparação com o mesmo período de 2012, segundo dados da EPTC. Até o final de outubro, foram 18,6 mil. Houve também diminuição de 4,63% no volume de feridos, passando de 7.513 para 7.167. Contudo a gravidade dos choques aumentou, já que 21,35% a mais de pessoas morreram em 2013 – 108, contra 89 em 2012. 

“Nos surpreendeu muito, no primeiro semestre, o aumento de 30% na fatalidade dos acidentes, apesar de termos conseguido diminuir o volume”, afirmou Cappellari, informando que, em outubro, houve uma reversão no dado, quando o número de mortes foi reduzido em 30% na comparação com o mesmo mês do ano passado. “Demonstra claramente o excesso de velocidade e a violência direta ao pedestre. Vamos fazer um grande esforço para manter a tendência de queda”, declarou. Na opinião dele, as ações de educação e fiscalização devem ajudar no trabalho realizado em parceria com outros setores da sociedade. 

Há uma grande preocupação da EPTC e demais autoridades de trânsito em relação aos atropelamentos. O aumento do número de mortes por esse tipo de acidente foi de 32,35%, passando de 34 para 45. Além da educação e da fiscalização, a intensificação de faixas de pedestres, travessias e semáforos são os mecanismos adotados para reduzir o índice. 

Na parte da conscientização, a Câmara Municipal tem contribuído com ações para o envolvimento da sociedade. O presidente da Frente, vereador Waldir Canal, lançou uma campanha pela paz no trânsito. A partir do dia 14, na véspera do feriado Proclamação da República, voluntários distribuirão um lenço branco para sinalizar o movimento de atenção e respeito ao próximo no tráfego. “Desenvolvemos ao longo do ano várias campanhas para criar uma cultura de segurança”, declarou. De acordo com ele, o problema do trânsito atinge a todos e é muito importante a comunidade participar. Na ocasião, o parlamentar entregou demandas de moradores para Cappellari.

Fonte: Correio do Povo

< Voltar para Notícias