Carregando...

< Volta para Notícias

Sistema Sicredi e Ocergs são chamados no Tribunal Regional do Trabalho

21 de Outubro de 2013 / Geral

Na manhã desta segunda-feira, durante mais de uma hora, foi realizada audiência junto a Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, visando a mediação do entrave existente no fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 com o Sistema Sicredi.  O Sistema Sicredi afirmou, na audiência, que o seu Conselho de Administração não permite a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho das cláusulas referentes a ampliação da licença maternidade para 180 dias, do plano odontológico para os empregados e dependentes e da ajuda de custo para cursos de graduação, pós graduação e idiomas, pois colocaria em risco a saúde financeira de algumas cooperativas. Os representantes do Sistema Sicredi alegaram, ainda, que a ajuda de custo nos cursos já faz parte da política de benefícios da empresa e a direção das cooperativas não aceita fazer qualquer modificação da forma que vem sendo praticada.

Após muitas discussões, foram feitas propostas pela Desembargadora Rosane Serafini Casa Nova, que presidia a audiência, e pelo Sindicato dos Empregados buscando encontrar uma solução negociada que beneficiasse todas as partes, tanto os trabalhadores quanto as cooperativas. No entanto, sem qualquer flexibilidade, os representantes do Sistema Sicredi informaram que por determinação do Conselho de Administração do Sicredi estas cláusulas que haviam sido confirmadas através do email da OCERGS datado de 24.09.2013 não serão de forma nenhuma incluídas em Convenção Coletiva. Todas as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, inclusive as econômicas, foram aceitas pelo Sistema Sicredi e serão cumpridas. O Ministério Público do Trabalho participou da audiência através de sua procuradora Dra. Beatriz Fialho.

 Assim, a Assembleia Geral convocada para a tarde de hoje deliberará sobre o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 sem as cláusulas da ampliação da licença maternidade, ajuda de custo para graduação, pós graduação e idiomas, que continuará sendo implementado conforme plano de Benefícios do Sistema Sicredi, e plano odontológico para os empregados e seus dependentes, ou a deflagração de greve geral, com a paralisação das atividades. 

< Voltar para Notícias