Carregando...
O Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do Estado do Rio Grande do Sul (SECOC-RS) vem a público informar sobre a verdade dos fatos nas negociações da Convenção Coletiva 2013-2014 com o Sistema Sicredi.
A OCERGS é a entidade que representa o Sistema Sicredi, e que todos os anos é a responsável pelas negociações e por firmar as Convenções Coletivas da categoria com o SECOC-RS. Após longo período de negociações, no dia 24 de setembro, data em que estava marcada assembleia geral dos trabalhadores, na cidade de Porto Alegre, para análise de deflagração da greve, o vice-presidente da OCERGS apresentou proposta final da entidade, de forma documentada através de e-mail (que pode ser verificado no link ao final deste comunicado), para que fosse apresentada pelo Sindicato à categoria.
O SECOC-RS levou a proposta formalizada pelo patronal para conhecimento e consulta aos trabalhadores. Diante dos termos da proposta, os trabalhadores optaram por não entrar em greve e aceitaram que fosse firmada a Convenção Coletiva.
Ocorre que, diferentemente do que foi acertado na mesa de negociações e aprovado pelos empregados, o Sicredi e a OCERGS estão se negando a assinar a Convenção Coletiva, já transmitida ao Ministério do Trabalho. Querem retirar as conquistas da ampliação do auxílio maternidade para 180 dias, ajuda de custo para cursos de graduação, pós-graduação e idiomas e da assistência odontológica para o trabalhador e seus dependentes.
O SECOC-RS sempre atuou de forma idônea, responsável e transparente. Por esta razão, tem o compromisso de esclarecer o que está acontecendo e de divulgar o e-mail enviado pelo representante patronal.
A atitude patronal contraria todos os princípios de negociação e de boa-fé que regem qualquer relação e pelos quais se estabelece a luta da categoria.
O Sindicato repudia a atitude desleal da OCERGS e do sistema Sicredi, nesta tentativa de desmoralizar a entidade de classe e desmobilizar a categoria. Considera também um desrespeito aos trabalhadores ao apresentar uma proposta oficial, passível de verificação e confirmação, e depois negá-la.
A postura do SECOC-RS sempre foi a do diálogo e da negociação baseados pela ética e pela razão. Não nos intimidaremos e vamos buscar todas as formas de reparação, se necessário, inclusive medidas judiciais e denúncias junto aos Órgãos fiscalizadores do Trabalho, para que o Sicredi venha cumprir o que prometeu oficialmente.
A categoria pode estar certa de que conta com um Sindicato comprometido e que está lutando firmemente para que os trabalhadores sejam valorizados e que tenham seus direitos reconhecidos.
Agora, mais do que nunca temos que mostrar a nossa força. O momento é de união e mobilização de todos.
Everton Rodrigo de Brito
Presidente