Estudo do DIEESE aponta custo de itens essenciais acima do INPC

br.freepik.com
Estudo do DIEESE aponta custo de itens essenciais acima do INPC

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgou um estudo que compara a inflação de itens essenciais e a variação da inflação dos últimos 12 meses em Porto Alegre. O estudo confirma que o custo de vida avança mais rápido do que o índice oficial da inflação.  

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com data-base de janeiro de 2026, fechou em 3,9% no Brasil. Porém, o estudo do DIEESE aponta que a maior parte dos itens essenciais do orçamento familiar registram alta acima da inflação. A energia elétrica é a que mais sofreu impacto tendo variação de 57,1%.  Em seguida o valor do Trensurb com 11,1%, a mensalidade de creche em 9,5%, os seguros médicos em 8,2% e 6,6% nas taxas de condomínio e de abastecimento de água.

Esse cenário deixa em evidência que o custo de vida da população avança em ritmo superior ao índice oficial da inflação. Por isso, é de extrema importância que as negociações da Campanha Salarial considerem o custo de vida real para além do INPC, assim garantindo salários justos e que proporcionem maior poder de compra.

Fonte: Assessoria de Comunicação SECOC RS com informações do DIEESE


Falar com SECOCRS
Falar com SECOCRS no Whatsapp