Notícias

< Volta para Notícias

Dia Internacional dos Trabalhadores: Unidos conseguiremos sair mais fortes de todos os desafios atuais

01 de Maio de 2020 - Geral

Arquivo/Agência Brasil

Hoje é o dia do principal evento trabalhista mundial, cuja origem remonta a 1886, a partir de uma greve em Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias e a melhoria das condições laborais. Dois dias depois se iniciaram conflitos entre manifestantes e policiais que gerou a morte de 12 trabalhadores e dezenas de pessoas feridas. É uma data que simboliza a luta por valorização, respeito e melhores condições de vida e trabalho e, acima de tudo, a força da classe trabalhadora.

Estamos enfrentando a pandemia de Covid-19 que trouxe junto com a crise sanitária e humanitária, o agravamento da situação do emprego em nível mundial. No Brasil, além do desemprego e da informalidade, temos uma onda de direitos reduzidos ou retirados por meio de reformas como a trabalhista e a previdenciária.

Infelizmente não temos motivos para celebrar, estamos entristecidos demais com as perdas de vidas e com os grandes desafios que virão pela frente. Mas por outro lado, sentimos que não poderemos passar por tudo o que o momento atual exige e sairmos da mesma forma que entramos nele. O mundo não será como antes e esta é uma oportunidade de construirmos algo melhor.

A crise nos tem mostrado que ninguém faz nada sozinho. Para nos recuperarmos teremos que juntar nossas forças. É esse o princípio que sempre moveu o Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito (Secoc-RS) e essa premissa não poderia ser mais importante do que agora. Estamos ao lado de todos os trabalhadores, não apenas pela manutenção de empregos e defesa de direitos, mas para os recomeços que enfrentaremos.

Queremos que todos os empregados de cooperativas de crédito do RS saibam que nos solidarizamos com cada família e com todas as suas preocupações e medos que o momento gera. Contem conosco! Isso tudo vai passar e com solidariedade e união de todos venceremos as dificuldades.

 


< Volta para Notícias

Notícias Relacionadas

  • 20/05/2020

    Ministério da Educação adia o Enem 2020

    Saiba mais
  • 18/05/2020

    Caixa começa a pagar segunda parcela de auxílio emergencial

    Saiba mais
  • 14/05/2020

    TCU determina devolução de auxílio emergencial recebido irregularmente

    Saiba mais
  • 14/05/2020

    Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

    Saiba mais
  • 12/05/2020

    Enem é aceito para ingresso em 50 universidades portuguesas

    Saiba mais
  • 12/05/2020

    Estudo indica eficácia do isolamento social contra o novo coronavírus

    Saiba mais