O Dia Internacional dos Trabalhadores é uma data histórica, pois simboliza a luta por valorização e melhores condições de trabalho.Um dia importante, para lembrar do significado real desta data e de que, nós trabalhadores, temos força para, unidos, combater os retrocessos e buscar avanços!
Nos últimos anos, vivemos retrocessos com “Reformas" consideradas estruturais, em âmbitos trabalhistas e previdenciários, que retiraram nossos direitos duramente conquistados em décadas de lutas. Além disso, a crise econômica que corrói nossos salários, a democracia sendo constantemente ameaçada, centenas de trabalhadores em condições análogas à escravidão resgatados e tantos outros que ainda não tiveram esta sorte - mostrando a crueldade que coloca o lucro acima de qualquer coisa. Vemos também novas tecnologias substituindo postos de trabalho sem o devido debate da sociedade civil sobre o nosso presente e futuro, e a importância do enfrentamento deste tema.
Em termos de representação, os sindicatos se mantiveram atuantes para garantir que não tivéssemos mais perdas. A cada negociação das convenções e acordos coletivos, o Secoc/RS busca junto com a categoria a força para que direitos conquistados não sejam perdidos e para que as garantias de promoção da dignidade do trabalho avancem.
Por isso, hoje, reforçamos a pauta unificada da classe trabalhadora, destacando :
- Aumento real nos salários
- Mais empregos e renda
- Trabalho decente
- Fim da terceirização na atividade-fim
- Salário igual para homens e mulheres
- Combate ao trabalho análogo à escravidão
- Fim do assédio moral e sexual no trabalho
- Aposentadoria digna
- Defesa das empresas públicas e contra a privatização
- Fortalecer as negociações coletivas
- Combate ao racismo e a todos os tipos de discriminação
- Fortalecer a democracia, entre outras.
Que nesta data a união dos trabalhadores de todo o Brasil seja fortalecida. Com mobilização já conquistamos muitas coisas. Temos força para combater os retrocessos e avançar! Essa luta é de todos nós!
Fonte: Secoc/RS