Carregando...

< Volta para Notícias

Tratamento brasileiro com anticoagulante tem sucesso contra covid-19

24 de Abril de 2020 / Boas Notícias

Reprodução

O uso de um anticoagulante em pacientes com covid-19 no Brasil apresentou resultados altamente promissores. Dos 27 pacientes que receberam o tratamento experimental, 25 já estão recuperados e dois permanecem hospitalizados. A terapia foi publicada num dos principais periódicos de medicina do mundo, o British Medical Jornal (BMJ).

O tratamento brasileiro está sendo testado no Hospital Sírio Libanês desde o final de março. Ele foi aplicado também em hospitais da rede municipal de São Paulo, em pessoas entre 39 e 96 anos, alguns deles cardíacos e diabéticos.

O estudo é coordenado pela pneumologista Elnara Marcia Negri, médica do Sírio e professora de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP. Heparina foi o anticoagulante utilizado nos testes.

Tromboses

A descoberta ocorreu a partir de necropsias feitas em vítimas da doença. Patologistas descobriram pequenos coágulos nos vasos sanguíneos de várias partes do corpo (tromboses).

Os coágulos podem causar obstrução nas veias e artérias e impedir a circulação do oxigênio. O tratamento ajuda a dissolver essas tromboses nos pulmões das pessoas infectadas com vírus.

Sobre a pesquisa, Negri diz que os pacientes foram melhorando progressivamente com o medicamento. A médica afirma que os resultados são tanto melhores quanto mais precoce for o início do tratamento. A medida pode ajudar a evitar que os pacientes precisem de respiradores mecânicos para respirar.

França e Suíça

De acordo com o site ClinicalTrials.gov, vinculado aos Institutos de Saúde dos Estados Unidos, existem dois grandes estudos semelhantes em andamento na Europa.

Na França, um estudo clínico que envolve 808 pacientes vai avaliar a eficácia e a segurança da anticoagulação em pacientes com infecção pelo novo coronavírus.

São pessoas internadas no hospital-escola Cochin, no Europeu Georges Pompidou e no Hospital de Paris, ambos públicos e localizados na capital francesa, e no hospital universitário Louis-Mourier, em Colombes. Segundo o ClinicalTrials, o estudo teve início no último dia 20 e seu término está previsto para 30 de setembro.

Em Genebra, na Suíca, 200 pacientes de covid-19 internados em hospitais universitários na cidade participam de um estudo de prevenção da trombose associada à doença causada pelo novo coronavírus. Iniciado no dia 14 deste mês, o estudo deve terminar em 30 de novembro.

< Voltar para Notícias