Carregando...
Campanha Salarial 2019: SECOCRS e SISTEMA SICREDI finalizam as negociações da CCT 2019/2020
24 de Setembro de 2019 / Campanha Salarial 2019
As negociações da Campanha Salarial 2019 com o Sistema Sicredi foram finalizadas. Desde 1° de agosto, o Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS (Secoc/RS) iniciou as tratativas com os representantes patronais para a conquista da pauta de reivindicações definida pela categoria, incluindo aumento real nos salários e demais cláusulas econômicas, além da renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho.
O reajuste conquistado foi de 4% nos salários e em todas as cláusulas econômicas, contemplando a reposição das perdas inflacionárias do período de 12 meses e incluindo percentual de aumento real. Além disso, todas as cláusulas já previstas na Convenção foram garantidas.
As negociações deste ano foram difíceis, pois o atual contexto é de agravamento da já profunda crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos anos. A balança da relação entre patrão e empregado está longe do equilíbrio e os trabalhadores estão cada vez mais vulneráveis.
De fato, a classe trabalhadora está enfrentando um momento crítico. Os trabalhadores dos Correios, por exemplo, receberam proposta da empresa de reajuste salarial de 0,8%. O valor é menor que os 3,1% da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de acordo com a data-base da categoria. O TST decidirá o futuro da categoria no julgamento do dissídio coletivo marcado para outubro.
Os petroleiros também são um exemplo do momento difícil que os trabalhadores brasileiros enfrentam. A categoria recebeu proposta de 2,3% de reajuste salarial, o que significa apenas 70% do INPC, ou seja, é menos do que a desvalorização inflacionária que os salários dos trabalhadores sofreram no período um ano.
"Vivemos um momento de retrocessos e de muitas flexibilizações, com a retirada de direitos, inclusive nas convenções coletivas. O Secoc/RS conseguiu manter todos os direitos já conquistados e garantiu reajuste salarial em percentual que vai além da reposição da inflação. Diante do cenário que se apresenta, saímos vitoriosos nesta campanha", ressalta o presidente do sindicato, Everton de Brito.
Os reajustes serão pagos aos empregados do Sistema Sicredi de forma retroativa a data-base que é 1º de agosto.
Acompanhe no site e nas redes sociais do sindicato as negociações com os demais sistemas, cooperativas solteiras e confederações.
Fonte: Assessoria de comunicação Secoc/RS